Conector SMTP (Send Message Transfer Protocol)

O conector SMTP é uma ferramenta que permite o disparo de e-mails a partir de um servidor SMTP específico e já existente. Com este conector é possível fazer o envio de e-mails básicos e robustos, como por exemplo, com conteúdos em formato HTML e até mesmo anexos a partir do código em Base64 informado.

Para instalação deste conector, as seguintes informações são necessárias e obrigatórias:

  • SMTP Host: é o endereço de acesso ao servidor SMTP, pode ser um endereço DNS (hostname) ou um endereço de IP.
  • Porta SMTP: é a porta que será utilizada para fechar a conexão com o SMTP Host. A porta padrão utilizada é a 587, mas ela pode variar dependendo do ambiente Cloud ou de sua infraestrutura.
  • E-mail: é necessário informar o e-mail que será utilizado para o teste de conexão, geralmente é utilizado um endereço de e-mail “mestre” com permissões específicas e necessárias para efetivar o disparo.
  • Senha: é a senha de acesso correspondente ao e-mail “mestre” informado no campo acima.

Utilização do Conector

Como exemplo, vamos utilizar o servidor SMTP fornecido pelo Google de forma pública (GMail). Neste cenário, os parâmetros para instalação do conector ficariam da seguinte maneira:


Ainda neste exemplo, vamos desenvolver uma integração na prática implementando o envio de e-mail para leads cadastrados na plataforma de marketing RD Station (utilizando o conector RD Station Marketing também disponível em nossa Connector Store). Para isto, instale os conectores, desenhe a integração e faça o  mapeamento de campos utilizando a funcionalidade de Mapping indicando o e-mail do lead com o campo “to” que indica o endereço de e-mail do destinatário. O mesmo se aplica para o campo “contentText” que pode ser relacionado com o campo “tags” retornado pelo RD Station.

Para consultar todos os campos que podem ser utilizados na implementação da action “Send E-mail” pode-se também consultar uma documentação mais detalhada consultando os detalhes também na funcionalidade de Mapping, conforme apresentado abaixo:

Conheça mais histórias

Confira outros cases, depoimentos e artigos de quem usa a tecnologia Wevo.

DIA consegue integrar o e-commerce com os sistemas internos 3 vezes mais rápida e com 80% de redução de custo

DPK integra todos seus sistemas em um novo e-commerce em apenas 6 semanas utilizando a tecnologia e expertise da Wevo

LF Máquinas integra e-commerce com seu ERP próprio em tempo recorde utilizando a plataforma da Wevo